O significado do seu nome será o ponto de partida para descerrar a vida e a conduta deste homem mencionado apenas em sete versículos da bíblia narrados na missiva de Filipenses ( Fp 2: 25-30; 4: 18).

Pois bem, se o nome pode revelar algo sobre a personalidade de uma pessoa, o que podemos pressagiar de Epafrodito? Que significa amável, encantador e agradável.

Sim, amados irmãos, estas são algumas virtudes deste valoroso irmão, cooperador do evangelho, companheiro de lutas do apóstolo Paulo e mensageiro da igreja de Filipos (Fp 2:25) que sempre estava em prontidão para servir a igreja do Deus vivo mesmo correndo risco (Fp 2:27).

Agora, vamos analisar os fatos que demonstram e comprovam na prática as benesses deste colaborador inestimável que ornam o modelo da conduta e fé cristã.

A igreja de Filipos foi fundada pelo apóstolo Paulo durante sua segunda viagem missionária. (Atos 16). O grande apóstolo tinha a intenção de evangelizar a Ásia, porém Deus o envia para a Europa. Concordo com Hernandes Dias Lopes que a entrada de Paulo na Europa por orientação divina (Atos 19: 9) foi um divisor de águas na historia do mundo.

E quando Paulo chega à cidade de Filipos que era uma colônia romana, que não possuía sinagoga. A bíblia relata em Atos (16: 14-34) a regeneração e conversão de três pessoas de forma muito díspar: Lídia de origem asiática, a jovem possessa com espirito de pitonisa de origem grega e o carcereiro de origem romana.

Mas, como nem tudo são flores, mesmo sendo por orientação divina, o apóstolo Paulo foi fustigado, preso e expulso da cidade de Filipos. Porém a semente estava plantada e produziu bons frutos como Evódia, Síntique, Clemente, bispos, diáconos e também o nosso irmão Epafrodito. Nasce em Filipos uma igreja pujante.

Porém, os anos passaram é agora nosso apóstolo está preso como um “criminoso” aguardando sua absolvição ou condenação. Mas, a fiel, zelosa é mantenedora igreja missional de Filipos estava sempre presente na vida do apóstolo é a prova disso é que designa Epafrodito para levar uma oferta é servir o apóstolo na prisão em Roma é também para solicitar de Paulo o envio de Timóteo para igreja de Filipos.

Rumo a esta missão, para servir os interesses da Igreja, Epafrodito faz essa longa jornada (média de 6 semanas) de Filipos a Roma. Também vale ressaltar o risco de vida de Epafrodito ao se associar a um “criminoso” preso. E para piorar a situação, provavelmente ele adoece no caminho.

Na prisão em Roma, Epafrodito esteve no píncaro patíbulo da morte. E ao tomar conhecimento que a igreja de Filipos tem ciência da sua situação é do “fracasso da sua missão” ele fica aturdido e angustiado. Dias Lopes é oportuno ao afirmar que mesmo fazendo a vontade e a obra de Deus não estamos imunes às situações adversas. A saudade dos irmãos, a apreensão acerca da sua condição e a impossibilidade de cumprir plenamente o seu trabalho em relação ao apóstolo afligiram-lhe a alma.

Entrementes, Deus usa da sua misericórdia e poupa a vida de Epafrodito. Por isso, o apóstolo Paulo decide permanecer com Timóteo e reenvia Epafrodito para a igreja de Filipos.

Paulo, com seu senso pastoral, para calar a boca dos críticos de plantão disse “E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem a homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar” ( Fp: 2:29).

Assim, podemos perceber o quando esse homem amava a igreja, podemos perceber o quanto esse homem renunciou seus próprios interesses, para buscar os interesses de Cristo. De fato, neste homem havia o mesmo sentimento (atitude) que houve em Cristo (Fp 2:5). Amados irmãos, Epafrodito nos ensina que o nosso EU sempre deve estar em segundo plano e que quando servimos os outros nos tornamos maiores. E como diz a bíblia “se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos” (Mc 9:35).

O interessante é que Paulo fala de Cristo que se humilhou é que não usou dos seus privilégios divinos para tirar proveitos, pelo contrário foi obediente ao Pai e fez a vontade do Pai e não a sua. (Fp 2: 6-11). E mais adiante no versículo (Fp 2:17) Paulo usa seu exemplo de amor aos interesses da causa de Cristo “Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito. Depois usa seis versículos também para falar de Timóteo e Epafrodito. Que são homens que não buscam os seus próprios interesses, mas que buscam o interesse da igreja, de Cristo.

Desta forma, aproveito o ensejo para enfatizar que existem muitos “Epafroditos” na igreja atual, homens anônimos, mas, que servem a Deus no espirito, que servem a igreja do Senhor, que contribuem para o progresso do evangelho, homens que correm riscos, homens que estão sempre em prontidão, homens interessados pela causa dos outros, homens companheiros de lutas, homens que são exemplos para serem seguidos. Estamos vivendo os dias maus e é lamentável que muitos líderes religiosos que são grandes em famas e riqueza sejam anões no caráter (HERNANDES). A igreja precisa de homens de caráter. A igreja precisa de homens como Epafrodito.

A graça, paz, bondade é a misericórdia seja sobre sua vida amigo leitor.

William Estevão

Categories: