No arbítrio deste humilde leitor, a ditosa história de amor envolvendo a pobre viúva Rute e o Rico fazendeiro Boaz não deve servir de esteios para maior notoriedade deste livro. Em virtude, do relacionamento de Rute com sua sogra Noemi que perpassa ao longo do livro ser o maior exemplo da personificação do Amor. Portanto, enveredando por outra linha de pensamento após uma prestimosa atenção a ênfase suma deste livro é o próprio DEUS.


O personagem precípuo é DEUS. ELE é o nosso BOAZ, ELE é o nosso Remidor. O SENHOR da História. ELE é o DEUS da Provisão que faz a mulher estéril ser bisavó do maior rei de Israel, o grande rei Davi. Bendito seja DEUS que incluiu Rute, a moabita, gentia, no plano da Redenção, um pequeno vislumbre do mistério de DEUS que estava oculto aos filhos de Israel é que lá na frente com a chegada do Messias seria revelado (Ef 1:9) é que os gentios iriam ser enxertados na Videira verdadeira (Rm 11). Judeus e gentios formando um só corpo, um novo homem (Ef 2:15,16).


Um outro ponto a evidenciar é que a nora tornou-se para sogra enlutada [ pelo finamento do marido e dos filhos ] uma filha que valia mais do que 7 filhos homens (Mc 3:31-35). 

GLORIA a DEUS.



Categories: